sábado, 1 de fevereiro de 2014

Angicos: Igreja Católica cria “Pastoral da Sobriedade” com o propósito de ajudar dependentes químicos.

A iniciativa de criar a Pastoral da Sobriedade surgiu em 1996, pelo então líder Católico na época Papa João Paulo II (in memorian), diante do grande índice de dependentes químicos existente em todo mundo. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, lançou em 1998 suas bases do trabalho durante Assembléia realizada.


A Pastoral da Sobriedade tem por finalidade ajudar na prevenção e recuperação da dependência química. A Pastoral já foi criada em vários estado do país, e, em Angicos, não poderia ser diferente, Jeovane Alves de Souza, na - foto acima, foi o idealizador da frente de apoio no município.

Segundo Jeovane, hoje, a atuação do grupo Pastoral da Sobriedade na cidade de Angicos conta com a ajuda de 12 agentes voluntários, onde juntos, trabalham na articulação de grupos de auto-ajuda. “O álcool é uma das principais portas de entrada para o acesso e envolvimento com as demais drogas. Então, esta ação de apoio essencial para reinclusão dos dependentes químicos ao meio social” comenta o coordenador da Pastoral da Sobriedade do município de Angicos.

O coordenador do centro de apoio no município de Angicos destaca o apoio na paróquia de São José dos Angicos, na pessoa do seu administrador paroquial, Padre Severino Neto “nosso pároco tem nos dado toda assistência para o desenvolvimento desta ação voluntária” relata Jeovane

Ontem, uma comitiva advinda da arquidiose de Natal compareceu na cidade afim de acompanhar o desenvolvimento do trabalho voluntario e ao mesmo tempo traçar estratégias para divulgar a Pastoral e sensibilizar voluntários a participarem dos grupos de auto-ajuda.

Na região central, já foram criados grupos nas cidades de: Pedro Avelino, Lajes e Santana do Matos. De acordo com o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade e responsável pela implantação no interior, Roberto Paulo, na - foto acima, a ideia do clero é criar a pastoral em todas as cidades do Rio Grande do Norte.

Roberto destaca ainda que os grupos da Pastoral da Sobriedade são formados em paróquias ou outras comunidades católicas. Funcionam com reuniões semanais e a aplicação da pedagogia dos 12 passos, baseados em reflexões bíblicas, com a finalidade de resgatar e reinserir os excluídos por causa das drogas. “Trabalhamos também com os co-dependentes (familiares e amigos), com o objetivo de capacitá-los para ajudarem o dependente químico”, diz ele.

Renard, na - foto acima, agente da arquidiocese de Natal, destaca que o diferencial da Pastoral para outros grupos que buscam recuperar dependentes químicos, é obterem a noção de que sozinhos, sem ajuda do grupo e de Jesus Cristo, eles não terão condições de abandonar as drogas. “Nossa metodologia é fundamentada no Evangelho e na doutrina da Igreja Cristã. É bom frisar que: dependentes químicos de qualquer religião podem participar dos grupos de auto-ajuda” esclarece o agente.

O Coordenador da ação em Angicos, informa que os grupos de auto-ajuda estão funcionando nas terças-feiras, às 19:30h, no Centro Pastoral Donivaldo Montes, localizado ao lado do Educandário Padre Felix.

Missão da Pastoral – Evangelizar, apresentando o amor incondicional, gratuito e misericordioso do Pai, anunciado por Jesus Cristo Libertador, através do serviço, do diálogo e testemunho de comunhão fraterna, integrando fé e vida e promovendo a dignidade da pessoa e da família, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!