sexta-feira, 20 de julho de 2018

Prefeitura de Angicos realiza 1º Fórum comunitário pela infância e adolescência e articula ações em busca do Selo Unicef


Com o intuito de articular de forma eficaz o Programa “Prefeito Amigo da Criança”, a Prefeitura Municipal de Angicos em conjunto com as Secretarias de Assistência Social, Esporte, Cultura e Lazer, Educação, Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (CMDCA) realizou durante toda a manhã e parte da tarde desta quinta-feira, (19/07), o 1º Fórum Comunitário pela Infância e Adolescência. O Chefe do Poder Executivo, Deusdete Gomes abriu oficialmente o momento.





Com o tema: “Um olhar reflexivo para as crianças e os adolescentes é o primeiro passo para transformar o futuro”, o evento aconteceu nas dependências do Clube Municipal e reuniu secretários municipais, vereadores, servidores públicos, Integrantes do comando da Polícia Militar, Polícia Civil, autoridades sindicais, eclesiásticas, membros da sociedade civil em geral, APAE, 8ª DIREC, diretores, vice-diretores, conselheiros, educadores e alunos das escolas da rede pública de ensino.

Compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: o Prefeito Municipal, Deusdete Gomes de Barros (PSDB), Excelentíssimo Sr. Promotor de Justiça da Comarca de Angicos, Augusto Carlos Rocha de Lima, Excelentíssimo Sr. Raphael do Monte Alves – Delegado de Polícia, o Vereador Marcos Antônio de Macedo, na ocasião representando o Poder Legislativo Municipal, a Ilustríssima Sra. Manuela Rodrigues Silva – Presidente do CMDCA, Ilustríssima Sra. Maria Ivaneide Alves de Barros, Secretária de Assistência Social, Ilustríssima Secretária Municipal de Educação, Profa. Maria Tereza, Ilustríssima Sra. Nataly da Cunha Felipe – Secretária de Saúde, Ilustríssimo Sr. Secretário José Mário – Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, e por fim, o comandante da 2ª Cia, Capitão Winston Coutinho.

O Promotor de Justiça Augusto Carlos foi o palestrando do encontro. Em sua fala, Dr. Augusto destacou o conceito de cidadania como o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais. Ele ressaltou ainda que, as Crianças e Adolescente tem direitos, porém, também tem deveres e devem ser cumpridos. O magistrado agradeceu a todos pelo convite e aproveitou o momento para elogiar a iniciativa do Poder Público.

Logo em seguida, 6 grupos de trabalhos se reuniram para discutir sobre temas importantíssimos, com os seguintes eixos:

GT1- Direito ao Registro Civil e protagonismo juvenil;
GT2- Evasão Escolar e Qualidade da Educação;
GT3- Programas, serviços e benefícios sociais para famílias em Vulnerabilidade e Violência contra Crianças e Adolescentes;
GT4- Óbitos maternos e Direito à Vida;
GT5-Gravidez na adolescência, pré-natal e Alimentação Infantil;
GT6- Esporte para Cidadania.

Dada à importância do evento, os grupos cooperaram com a construção do Plano de Ação do Selo UNICEF até 2020 e o planejamento do Plano Municipal do programa “Prefeito Amigo da Criança”. O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Programa Prefeito Amigo da Criança atua oferecendo suporte às prefeituras com o objetivo de traçar um plano de ação, com metas a serem cumpridas. O Programa orienta o município desde a elaboração de diagnóstico até a apuração do orçamento, oferecendo uma consultoria. Os prefeitos que ao final do mandato conseguem cumprir suas metas recebem o Prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!