terça-feira, 9 de junho de 2015

População de Angicos lota a igreja e a praça da cidade para participar do projeto Casa das Palavras

Angicos foi a sétima cidade do Rio Grande do Norte a receber a Casa das Palavras. O projeto, que promove o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado, realizou na cidade três dias de oficina de canto e coral com estudantes e professores da rede pública de ensino, além de um recital de poesia e um espetáculo com teatro de bonecos. Como parte do projeto, foi instalada na cidade uma pequena biblioteca para compartilhamento de livros.

O coral, com cinquenta participantes e regência de Kelly Dantas, foi batizado de Canto e Encanto e encantou o público que ocupou todos os espaços da Igreja Matriz de São José, cantando Mulher Rendeira e Leãozinho. Para a maestrina Kelly Dantas foi um desafio gigante reger um coral com tantas crianças e adolescentes que nunca tinham cantado nem sabiam o que era uma partitura, mas segundo ela todo o esforço valeu à pena. "Foi muito gratificante reger e ouvir todas aquelas vozes cantando numa igreja. O resultado foi melhor do que poderíamos imaginar", concluiu a regente.

O recital de poesia e o teatro de bonecos aconteceram na Praça José da Penha, atraindo centenas de pessoas. O grupo Caçuá de Mamulengos, de Currais Novos, levou à cidade a tradição do João Redondo. Num espetáculo de quarenta minutos, com personagens como o famoso Baltazar, a população reviveu a magia e a graça dos mamulengos. Seu Manuel Papão, de 73 anos, disse que voltou a ser criança com as brincadeiras dos bonecos. "Fazia muito tempo que eu não me divertia tanto", disse ele.

Durante o recital de poesia, velhos e jovens poetas se revezavam no palco da Casa das Palavras. O mossoroense Antônio Francisco e o angicano Itanildo Medeiros, além de recitar poesias, contaram causos numa noite de total empatia com o público. O poeta Hailton Mangabeira declarou em versos seu amor por Angicos. "Morei em Angicos mais de quarenta anos e nunca tinha visto nada igual. O que está acontecendo aqui é algo muito especial", declarou Itanildo para o público.

O padre Severino da Silva Neto, que foi nomeado padrinho da pequena biblioteca livre instalada na praça, acompanhou de perto todas as apresentações e fez um desafio a cidade. "Precisamos que um evento como esse aconteça pelo menos uma vez por mês em nossa cidade. A Casa das Palavras mostrou que a população de Angicos gosta de cultura e aprecia os bons espetáculos. Basta que eles aconteçam", desafiou o padre.

Para Rilder Medeiros, um dos coordenadores da Casa das Palavras, o resultado visto em Angicos mostra que o projeto está no caminho certo. "Nosso objetivo de integrar o Rio Grande do Norte através de ações culturais, formando platéia e valorizando nossos talentos e nossas manifestações artísticas, foi plenamente alcançado em Angicos", finalizou Rilder.




A Casa das Palavras é um projeto patrocinado pela Cosern, Oi e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo. Estão programadas ainda novas ações e eventos para as cidades de São Paulo do Potengi, Caicó, Parnamirim, Mossoró e Natal.

Imagem: Jean Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!