segunda-feira, 1 de junho de 2015

"Nos sentimos desprestigiados", relata conselheiro após não receber convite para participar da Caminhada

Quem nunca escutou falar em “conselho tutelar” e, em “conselheiros”. Se fizermos uma pesquisa, grande parte dos Brasileiros irá responder que, conhecem ou ouviram falar no órgão. Pois bem. Em Angicos, “esqueceram-se do Conselho Tutelar”. Explicamos: No dia 18 de maio vivencia-se, a Campanha “Faça Bonito”, em referência ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, contudo um dos principais órgãos de combate a este tipo de crime não recebeu se quer convite para participar do momento.

Quem expõe a situação ao Blog Angicos Noticias é, o conselheiro Marcos Antônio, o popular “Marcos de Teonila”. “Foi uma falta de consideração conosco”, pondera. “Para mim, a principal porta para denúncia é o Conselho Tutelar, sempre foi e sempre será. E, por sermos um órgão tão importante não tivemos o privilégio de receber um simples convite por parte dos organizadores, no caso a Secretaria de Ação Social e o CREAS”, comentou Marcos.

Marcos disse que chegaram a procurar se informar sobre a realização da data, e, ouviram que o evento aconteceria atrasado, mais que, iria sim acontecer, porém hora nenhuma recebeu convite.

Em sua avaliação, comparado aos demais anos, o Conselheiro diz que neste ano o evento foi muito desorganizado, “Além do atraso de 10 dias, muitas crianças chegaram a passar mal devido o forte sol”, observou.

Criada há mais de 20 anos, com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, em 1991 – a instituição ganhou evidência, porém, ainda não tem a atenção devida.

Recentemente, através de emendas da senadora, Fátima Bezerra [PT] que na época exercia o cargo de Deputada Federal, o Conselho Tutelar da Cidade de Angicos recebeu um Kit composto de automóvel, refrigerador, bebedouro, impressora matricial e computadores. Apesar disto, o Conselheiro revela que outro entrave, tem sido a falta de um motorista para deslocassem em ocorrência, “recebemos muita coisa, porém, a burocracia maior tem sido a falta de motoristas”, desponta Marcos.

O Conselheiro enfatiza que é necessário não apenas maior aporte por parte do Poder Público Municipal, mas, a união de todos os órgãos na intenção de lutar-se pelos diretos da Criança e do Adolescente.

O Disque Direitos Humanos, ou Disque 100, é um serviço de proteção de crianças e adolescentes e deve ser utilizado para denunciar qualquer tipo de abuso contra crianças e adolescentes, como também a Delegacia de Polícia, o CRAS e CREAS.

Ouça a entrevista do Conselheiro abaixo;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!