sábado, 10 de outubro de 2015

Reunião: Em Angicos, Técnicos da Emater apresentam novo formato do Programa do Leite Potiguar.



ANGICOS – Técnicos da Emater-RN [Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural], se reuniram na tarde desta sexta-feira (09), com diretores de entidades sindicais, associações, de laticínios, agricultores e produtores rurais afim de apresentar o novo formato do Programa do Leite Potiguar (PLP).

A reunião aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rural [STTR], situado no Centro de Angicos, sendo conduzida pela Eng. Agrônoma da Emater-RN local, Brígida Savana, e pelo diretor técnico da Emater Regional de Assú, Evilásio Dantas.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Nivaldo Nicério Gomes [PV] esteve presente na ocasião e destacou como importância e salutar o novo Programa do Leite Potiguar para os produtores rurais.

O objetivo da reunião segundo contou a responsável pela Unidade da EMATER-RN em Angicos, foi divulgar e socializar como se dará a operacionalização do PLP a partir nos municípios.

Conforme apresentou Brígida durante a reunião, o Plano do Programa do Leite se baseia em três eixos: produção e armazenamento de forragem e concentrados para alimentação animal; adoção de manejo sanitário e boas práticas de higiene; e promoção do melhoramento genético do rebanho.

Entre os atrativos expostos, estão; a estabilização do preço, uma vez que anteriormente, era costumeiro haver oscilações [Variações] no preço. Neste novo modelo, ficou estabelecido que, o valor do litro fica fixado da seguinte forma; O Leite Bovino foi definido em R$ 1,15, Já o caprino, em R$ 1,60. Para incentivar o produtor a se cadastrar, Brígida explica que uma linha específica de crédito para os produtores PONAFIANOS variáveis será disponibilizada para atenuar a questão de custeios. Para fortalecer a assistência familiar, a técnica explica ainda que a EMATER juntamente com a assistência técnica, irá auxiliar aos produtores, na procura por forragem, sanidade para aumentar a qualidade do produto ofertado e a questão de melhoramento genético.

Segunda ela, o edital para cadastramento dos fornecedores (agricultores familiares) já se encontra disponível desde o dia 1º e vai até o dia 20 de outubro. Brígida ainda destacou que o programa é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a SETHAS, SAPE, EMATER e IDIARN e visa o bem-estar do agricultor norte-rio-grandense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!