sábado, 21 de fevereiro de 2015

Angicos-RN: Tinha tudo para ser uma simples sessão, harmoniosa, mas..., não foi.

ANGICOS (RN) — Pelo que nota-se, nem mesmo o recesso prolongado e o período de carnaval, foi suficiente para acalmar os ânimos nas entrelinhas do Poder Legislativo de Angicos. O ano já começou um tanto conturbado, já na primeira sessão.

Na noite de anteontem, quinta-feira (19), foi realizada no soberano plenário da Câmara, sessão solene de instalação do 1º período, da 3ª sessão Legislativa, da 18ª legislatura e consecutivamente, Leitura anual do Prefeito Municipal, Expedito Edilson Chimbinha Júnior [DEM].

Presentes na solenidade, além do Prefeito e da Presidente da Câmara Nataly Felipe [PTB], o Juiz de Direito da Comarca de Angicos, Dr. Ederson Solano Batista de Morais, o vice-prefeito de municipal, Deusdete Gomes de Barros [PTB], vereadores, autoridades políticas, religiosas, sindicais e sociedade civil.

Como o caput deste texto diz; “tinha tudo para ser uma simples sessão harmoniosa, mas..., não foi”. A enleada sessão se deu em virtude dos desentendimentos de alguns vereadores. Explicamos o porque: Como de praxe, o gestor público comparece todos os anos na abertura dos trabalhos legislativos, e com sigo traz a Leitura da mensagem.

A exemplo de todos os anos, o normal para muitos seria que apenas o gestor público fizesse uso da palavra, entretanto, isto foi até anteontem, quando a Presidente da Câmara, Nataly da Cunha Felipe [PTB] quebrou este ciclo vicioso, após encontrar no Artigo 111, Alínea D, Parágrafo único do Regimento interno da Casa o qual lhe concede o livre direito à pronunciamento.

E assim ela fez. Na sessão solene, a chefe do Poder Legislativo iniciou o seu pronunciamento falando sobre a discordância e desencontro das ações desenvolvidas pela Prefeitura e disse que as mesmas estão em desconformidade com a LOA (Lei Orçamentária Anual). No momento do discurso, o Líder do Prefeito na Câmara, Vereador Jalmir Dantas [PP] pediu aparte e rebateu as palavras de sua colega. Apelando, disse que a oportunidade seria propícia para a mensagem do Prefeito e não para críticas. Retomando o discurso, a Vereadora. Nataly retrucou as palavras do seu colega de legislatura, taxando-o de ansioso e precipitado e discorreu proferindo em seu pronunciamento que o município irá enfrentar dificuldades e, que tudo que quis, foi apenas dizer ao Prefeito, poderá contar com todos os membros da augusta Casa legislativa, no sentido de aprovar matéria de interesse do Povo, exceto que, não contenham erros. Na oportunidade, a vereadora realçou seu discurso afiançando apoio ao Governo Municipal, atribuindo os seguintes atributos; paz, harmonia e plena independência entre os poderes constituintes.

O vereador Clovis Tiburcio da Costa [PMDB] entrou em defesa da Presidente da Casa, assegurando que o regimento dar o direito à mesma usar de suas prerrogativas, daí, o presidente da Câmara em execução, Felipe Tiago Braga [PMDB], replicou o colega de bancada dizendo que as “brechas no regimento” ditas pelo seu companheiro não vem ao caso.

Depois de finalizar seu pronunciamento, algo inusitado aconteceu, o Presidente em exercício, encerrou a presente sessão e convocou outra, sem devolver a direção dos trabalhos a Vereadora Presidente Nataly Felipe. Nem mesmo o Hino Municipal de Angicos foi entoado.

Agora, imagine se essa moda pega.

Como o Blog anunciara, o Clima promete esquentar ainda mais nestes dois biênios..., aguardemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!