quarta-feira, 21 de maio de 2014

Executivo: Secretarias municipais e poder legislativo se unem para fortalecer o combate à dengue em Angicos.


Buscando intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Angicos, uma grande reunião foi erguida na alçada do Poder Executivo municipal. Convocada pela Secretária de Saúde, Jocilene Ovídio Martins, a reunião recebeu reforço, e contou com a presença do Prefeito Municipal, Junior Batista, do DEM, do mandatário do Poder legislativo, Junior de Chicola, do PSD, de Secretários e representantes das secretarias municipais de; Educação, Obras e Urbanismo, Agricultura, Ação Social, além de profissionais das áreas de vigilância Sanitária e Endemias.

- Traçar ações de combate à dengue e discutir a limpeza pública em Angicos - estas foram as principais temáticas discutidas na ocasião. A campanha ganha o reforço fundamental das secretarias e do Legislativo. Ficaram definidas no momento, estratégias de ação que serão desencadeadas a partir dos seguintes pontos elencados:

*Veiculação de vinhetas na Rádio Cabugi Central, 104,9FM contendo conteúdo educativo enfocando os seguintes contextos: Dicas, orientações, Conscientização e prevenções, contra a dengue;

*Reunião com comerciantes e donos de bares instalados na cidade com a intenção de discutir a questão da limpeza pública e responsabilidades nas imediações dos estabelecimentos;

*Ida de representantes do setor de Vigilância Sanitária e de Endemias à Câmara Municipal de Vereadores, com o propósito de demonstrar os reais índices e registros de casos de dengue, comparativos, bem como expor quais ações de combates a dengue estão sendo efetuadas no município.

* Agilidade na aprovação no Código de Postura na Câmara Municipal de Angicos - Instrumento democrático que visa garantir a qualidade de vida e a boa convivência entre todos os cidadãos, definindo claramente direitos e deveres na utilização do espaço urbano.

*Contratação por tempo determinado de dois profissionais especializados no Campo de Endemias, para trabalhar na ação intensa de combate PERIFOCAL ao mosquito Aedes aegypti.


A Secretária de Saúde, Jocilene Ovídio, explica que a ideia principal da reunião, foi excitar a discussão acerca do fortalecimento para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue. Ela diz ainda que a Secretária de Saúde tem se empenhado, contudo, agora desencadeará uma ampla frente de combate a dengue.



A subcoordenadora de vigilância Sanitária, Iraní Linhares, faz a demonstração do envolvimento de todos os elos. “Se observarmos bem, a inclusão da Secretaria de Educação na ação, impactará diretamente nas escolas com campanhas educativas de sensibilização. É importante a adesão de comunidade nesta causa”, argumenta Irani.


Já o Coordenador de Endemias, Jacauna Lopes, explica que vistorias periódicas de rotina estão sendo feitas, e que a mutação do mosquito transmissor da doença, o ‘Aedes aegypti’, é tão grande que a nebulização já não faz tanto efeito. “Antes, o mosquito se procriava apenas em água limpa; entretanto, hoje, ele se procria inclusive em água suja. Então, isso dificulta o combate. Sem contar que, não tínhamos dengue no inverno, mas hoje temos casos”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!