Seja bem-vindo
Angicos,27/09/2025

  • A +
  • A -

Samanda nega “Raimundocracia” e pede que Jean Paul permaneça no PT

Nova presidente da legenda rebate ex-senador e diz que pré-candidatura de Cadu Xavier a governador foi definida em “rodada de diálogos”

TV AGORA RN
Samanda nega “Raimundocracia” e pede que Jean Paul permaneça no PT Samanda nega “Raimundocracia” e pede que Jean Paul permaneça no PT - Foto: Instagram/Reprodução

A nova presidente estadual do PT, Samanda Alves, convidou o ex-senador Jean Paul Prates a permanecer no partido. Os dois se reuniram nesta quinta-feira – dois dias depois de Jean declarar em entrevista à TV Agora RN que está caminhando para sair da legenda, por se sentir excluído dos processos internos de decisão do partido.

Segundo Samanda, o ex-senador é um quadro importante e sua contribuição segue sendo valorizada. “Meu diálogo com ele foi no sentido de reafirmar que, na nossa gestão, a gente preza pelos espaços de diálogo, de decisão, de discussão. Que a gente reconhece a importância do nome dele e que a gente quer que ele participe conosco dos diálogos de construção da frente democrática e progressista no Rio Grande do Norte”, afirmou Samanda, ao Agora RN, horas após a reunião.

Sobre as críticas de Jean à forma como candidatos estão sendo escolhidos dentro do PT, Samanda negou que a pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado tenha sido definida apenas pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves.

“A pré-candidatura de Cadu foi colocada, e a gente fez uma rodada de diálogos por todas as regiões do RN. É uma pré-candidatura abraçada pela militância do partido”, declarou.

Na TV Agora RN, Jean chegou a dizer que o PT vive sob a “Raimundocracia”, em referências às ações de Raimundo Alves. De acordo com o ex-senador, candidatos têm sido escolhidos sem “nenhum processo decisório participativo”. “É ele que decide? No escurinho do Gabinete Civil, sei lá, sozinho? E depois todo mundo diz ‘amém’, ‘amém’, ‘beleza’? É isso mesmo? É mais inteligente que todo mundo?”, questionou.

Um dos pontos centrais da reunião com Jean, segundo Samanda, foi a discussão sobre o lançamento de uma frente ampla do campo progressista no Rio Grande do Norte. A presidente do PT anunciou que o movimento será oficializado já neste sábado 27.

“Eu assumi há pouco tempo a presidência do PT. Depois da posse, nós nos dedicamos às posses dos diretórios municipais, que se encerraram dia 14. E agora iniciei uma rodada de diálogos com os partidos. Iniciei por PV e PCdoB, da federação. Vamos lançar uma frente ampla em defesa da democracia, deste campo que deverá estar junto nas eleições de 2026. Campo que é liderado pelo presidente Lula”, destacou.

A presidente do PT reiterou que convidou Jean a integrar esse movimento.

Após o encontro, Jean escreveu nas redes sociais: Samanda Alves sempre foi uma força impressionante dentro do PT. Agora, está sendo e será uma tremenda presidenta! Sempre parceiros”.

Partido cogita Jean para deputado federal, mas ele almeja o Senado

Jean Paul tem reclamado que o PT não o tem convidado a participar dos processos de decisão, nem considerado seu nome para disputas eleitorais. Mas, na última terça-feira 23, em entrevista à rádio Cidade, Fátima Bezerra citou o nome do ex-senador como um possível nome para a disputa de deputado federal.

“Jean Paul… Um companheiro pelo qual eu tenho muito carinho. Eu já disse, inclusive, várias vezes a Jean Paul que, se dependesse de mim, Jean Paul deveria ficar no PT. Aliás, as portas do PT continuam abertas para Jean Paul. Ele sabe disso. Eu já disse, inclusive, a ele, por exemplo, por que Jean Paul não abraça a ideia de ir para a disputa federal? Um quadro preparado…”, declarou a governadora.

Em uma entrevista à rádio Mix, o ex-senador, porém, lançou seu nome para o Senado em 2026. Ele lembrou que, em 2022, era senador e poderia ser candidato à reeleição, mas teve o nome preterido pelo do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD) – que acabou derrotado pelo hoje senador Rogério Marinho (PL). Em entrevista à TV Agora RN, Jean criticou essa decisão, atribuindo a uma ação unilateral de Fátima e Raimundo Alves.

Samanda confirmou o convite e disse que Jean tem recusado ser candidato a deputado federal por enxergar pouca chance de vitória na federação PT-PCdoB-PV, que já tem dois deputados federais – Natália Bonavides e Fernando Mineiro – e outros nomes tidos como competitivos, como a própria Samanda e o ex-prefeito de Currais Novos Odon Júnior. Além disso, há a iminência da filiação ao PV da vereadora de Natal Thabatta Pimenta, hoje no Psol.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.