Estudantes de Angicos desenvolvem jogo educativo inspirado em Paulo Freire
O objetivo é promover a “aprendizagem da leitura e da escrita a partir de palavras geradoras relacionadas ao cotidiano dos jogadores, ao mesmo tempo em que estimula o pensamento crítico, a consciência social e o diálogo sobre questões reais da vida

Estudantes do campus de Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) criaram um jogo educativo voltado, especialmente, para a alfabetização de jovens e adultos no contexto rural do semiárido brasileiro. O jogo “Palavras de Vida” foi criado por alunos dos cursos de Licenciatura em Informática e do Bacharelado em Sistemas de Informação, sob orientação do Kleber Fernandes.
“A ideia é que o jogo Palavras de Vida faça parte do acervo do Memorial Paulo Freire, o que reforça sua relevância e reconhecimento no campo da educação”, informa o professor e orientador Kleber Fernandes.
O objetivo é promover a “aprendizagem da leitura e da escrita a partir de palavras geradoras relacionadas ao cotidiano dos jogadores, ao mesmo tempo em que estimula o pensamento crítico, a consciência social e o diálogo sobre questões reais da vida comunitária”, afirmam os responsáveis pelo projeto. “É um jogo que demonstra o potencial da Ufersa para gerar inovação pedagógica e aproximar a teoria da prática, promovendo o protagonismo estudantil”, destaca o professor Kleber Fernandes.
A realização desse trabalho contou com a estrutura do Laboratório de Tecnologia da Informação, Comunicação e Multiletramento do campus de Angicos. Após a finalização da proposta, o professor Kleber Fernandes, que orientou os estudantes, participa de eventos científicos com o objetivo de divulgar a proposta. Dos dias 30 de setembro a 3 de outubro, ele estará em Salvador (BA), onde será realizado o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento – SGBAMES 2025.
COMENTÁRIOS