PF deflagra 18ª fase da Operação Uiraçu contra abuso sexual infantil na internet

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18) a 18ª fase da Operação Uiraçu, que combate o armazenamento e o compartilhamento de mídias contendo cenas de abuso sexual infantil na internet. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Natal e São Gonçalo do Amarante.
Durante a ação, aparelhos celulares foram apreendidos e passarão por perícia técnica para subsidiar as investigações em andamento. A PF reforçou que, embora a legislação ainda utilize o termo “pornografia infantil”, a nomenclatura mais adequada internacionalmente é “abuso” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, para evidenciar a gravidade da violência sofrida pelas vítimas.
A Polícia Federal também alertou pais e responsáveis sobre a importância da prevenção, destacando a necessidade de dialogar com crianças e adolescentes sobre os riscos do ambiente virtual, acompanhar o uso de redes sociais, jogos e aplicativos, além de observar mudanças de comportamento que possam indicar situações de risco. A instituição reforçou que informação e vigilância são instrumentos fundamentais para garantir a proteção dos jovens.
COMENTÁRIOS