Ufersa Angicos avança na inovação com registros de softwares e fortalece produção acadêmica
O software Edu-PDP foi apresentado em uma sessão dirigida no 53° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia COBENGE pela professora Samira Yusef, em 18 de setembro.

O Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) comemora uma conquista importante na área da inovação tecnológica: em 2025, obteve dez registros de Programa de Computador (software) expedidos pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A maior parte dos registros (8) resultam de projetos de pesquisa liderados pela professora Samara Martins Nascimento Gonçalves e sua equipe, evidenciando o papel do campus na produção de conhecimento com impacto acadêmico e social. Outros professores também participam da conquista: Samira Yusef, Adriana Mara e Stefeson de Melo também do Campus Angicos; Reudisman Rolin, da Ufersa Pau dos Ferros, e a professora Verônica Lima, da UFPB. O software Edu-PDP foi apresentado em uma sessão dirigida no 53° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia COBENGE pela professora Samira Yusef, em 18 de setembro.
A maior parte dos registros (8) resultam de projetos de pesquisa liderados pela professora Samara Martins Nascimento Gonçalves e sua equipe, evidenciando o papel do campus na produção de conhecimento com impacto acadêmico e social. Outros professores também participam da conquista: Samira Yusef, Adriana Mara e Stefeson de Melo também do Campus Angicos; Reudisman Rolin, da Ufersa Pau dos Ferros, e a professora Verônica Lima, da UFPB. O software Edu-PDP foi apresentado em uma sessão dirigida no 53° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia COBENGE pela professora Samira Yusef, em 18 de setembro.
“Como professora da área de computação, vejo nossas ideias como parte integrante do tripé da Universidade, com foco em Pesquisa, Ensino e Extensão, surgindo a Inovação como braço forte para o desenvolvimento da Ufersa”, destacou Samara. Segundo ela, os projetos contemplaram diversas áreas, como a criação de serviços baseados em Inteligência Artificial para apoio ao diagnóstico na saúde e aplicativos que promovem o regionalismo e o uso da linguagem de sinais.
A docente ressaltou ainda que “a criação e os resultados desses projetos em produtos e serviços trouxeram valor agregado para dentro da nossa Instituição. As oportunidades criadas geram propriedade intelectual, possibilitando atrair investimentos e criar mais empregos no futuro”. Para Samara, o impacto também se reflete na formação dos estudantes: “Acredito que os projetos e resultados que obtivemos permitiram levar aos alunos uma reflexão crítica sobre problemas aplicáveis ao mercado, além de abrir espaço para novos estudos e dominar novas tecnologias”.
Entre os softwares registrados está o SOPAssist, desenvolvido pelos discentes Luiz Fernando da Cunha Silva e Wesley dos Santos Silva. Para os estudantes, a experiência foi transformadora. “O registro de software foi muito importante para nós como alunos de graduação porque representa o reconhecimento do nosso esforço e do conhecimento adquirido ao longo do curso. Ele nos deu a percepção de que somos capazes de transformar ideias em soluções concretas, com valor acadêmico e social, além de fortalecer nossa motivação e identidade como futuros profissionais da área de tecnologia”, destacaram.
Outro projeto de destaque foi o OXENTE-LIBRAS, voltado à inclusão, com a participação do estudante Pedro Manoel Pinheiro Arruda. “O registro do software é um passo importante, pois pode gerar mais visibilidade e incentivo para o software e para a temática de software inclusivo, principalmente na comunidade da Ufersa Angicos”, afirmou o discente.
Para o diretor do Campus Angicos, professor Samuel, o avanço demonstra a relevância do trabalho realizado pela equipe. “O grupo de pesquisadores da professora Samara e outros colegas realiza um importante trabalho de desenvolvimento de software, e os registros são a comprovação da relevância da produção. A direção do campus está muito feliz com os resultados, pois acreditamos que ações como esta estimulam os discentes e colegas a fazer um trabalho cada vez mais de excelência. A área da computação é estratégica para a sociedade, e o destaque que recebemos com estes trabalhos é merecido”.
Samara reforçou a importância do investimento na área: “O investimento em inovação nas Universidades Federais é um investimento no futuro do Brasil. É onde o talento encontra o recurso e a liberdade para criar as soluções que irão sustentar o nosso desenvolvimento”. O desempenho do Campus Angicos no registro de softwares evidencia como a pesquisa universitária pode gerar soluções inovadoras, contribuir para o desenvolvimento regional e, ao mesmo tempo, formar profissionais preparados para os desafios do mercado e da sociedade.
COMENTÁRIOS