Seja bem-vindo
Angicos,14/06/2025

  • A +
  • A -

Rio Sena, em Paris, supera limite de poluição a 35 dias das Olimpíadas

g1.globo.com
Rio Sena, em Paris, supera limite de poluição a 35 dias das Olimpíadas Foto: Bertrand GUAY

Prefeitura de Paris havia prometido que concluiria um processo de limpeza para que atletas pudessem nadar no rio. A prefeita da capital francesa adiou um banho que faria no Sena no fim de junho. O nível de poluição no rio Sena ultrapassa os limites previstos para a realização de competições de triatlo e maratona aquática, segundo análises publicadas nesta sexta-feira (21), 35 dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
"Até o momento, as amostras colhidas no Sena não correspondem aos padrões", comentou o prefeito regional, Marc Guillaume, durante coletiva de imprensa, embora tenha expressado sua confiança de que as provas previstas poderão ser disputadas nas suas águas.
Em maio, a associação Surfrider, que realizou suas próprias análises, concluiu que as taxas da bactéria E.Coli continuavam acima das normas exigidas pela federação internacional de natação, especialmente na altura da emblemática ponte Alexandre III, em pleno coração de Paris. Por esse local passarão as provas de natação em águas abertas (8 e 9 de agosto) de triatlo (30 de julho e 5 de agosto).
No verão do ano passado, o teste de natação em águas abertas foi anulado porque o Sena estava muito poluído, depois de um episódio incomum de chuvas. As instituições públicas investiram 1,4 bilhão de euros (R$ 7,9 bilhões na cotação atual) para que a população possa tomar banho no rio Sena em 2025.

Publicidade
g1.com




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.