terça-feira, 2 de agosto de 2022

UFERSA completou 17 anos nesta última segunda-feira


Há 17 anos, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido nascia a partir de decreto presidencial que transformou a Escola Superior de Agricultura (ESAM) em UFERSA. Com a transformação, a Universidade incorpora toda a estrutura e história dos 38 anos da ESAM, que contava com quatro cursos de graduação (Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Agrícola e Ambiental) e apenas um curso de pós-graduação (Mestrado em Fitotecnia). Os 17 anos de UFERSA é comemorado no dia 1 de agosto, data da publicação do decreto presidencial.

A transformação possibilitou não apenas o crescimento com a implantação de novos cursos de graduados e pós-graduação, bem como a expansão territorial com a implantação dos campi de Angicos (2008), Caraúbas (2010) e Pau dos Ferros (2012). Atualmente, a UFERSA conta com 46 cursos de graduação, sendo 42 presenciais e 4 curso na modalidade a distância (EaD) e 18 Programas de Pós-Graduação.

Com a transformação a gestão da Universidade passou para o status de reitor tendo sido o professor Josivan Barbosa o primeiro permanecendo no cargo no período de 2005 – 2012; seguido pelo professor José de Arimatea, que ficou na reitoria de 2012-2020. Atualmente, a UFERSA tem como reitora, a professora Ludimilla de Oliveira, que é a primeira mulher gestora da instituição em 55 anos de história da instituição..

O orçamento anual da UFERSA é de R$ 312 milhões e a Universidade conta com um quantitativo de mais de 1.800 servidores (professores, técnicos e terceirizados) para atender mais de 13 mil alunos nos quatro campi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!