segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Casa da Cultura homenageia Paulo Freire e Wilma de Faria; Governadora prestigiou o momento.


A Governadora do RN, Profa. Fátima Bezerra esteve em solo Angicano na tarde deste domingo (19/9). Outro roteiro visitado pela Chefe do Executivo Estadual foi na Casa de Cultura Popular Palácio Professor Paulo Freire, que celebra os seus 13 anos, juntamente com o centenário do nosso patrono da educação.


"Tivemos a honra de conhecer alguns dos ex-alunos do programa de alfabetização de adultos desenvolvido por Paulo Freire em Angicos. Denominado "40 Horas de Angicos", este foi um grande marco da pedagogia freiriana e da educação popular como um todo."


Na Ocasião, também foi inaugurada a estadia do Memorial Wilma de Farias. A filha da ex-governadora deputada Márcia Maia compareceu ao evento emocionada com a homenagem.

Histórico

Em Angicos, no ano de 1963, Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização, com duração de 40 horas, considerado inovador, e que se mostrou eficaz. Baseando-se em experiências de vida das pessoas, Paulo Freire deixou de lado cartilhas tradicionais e passou a trabalhar com o conceito de “palavras geradoras”, que tinham como foco a realidade de cada trabalhador que estava sendo alfabetizado. Os agricultores eram familiarizados com palavras que faziam parte da sua rotina, como “terra”, “feijão”, “enxada”, “planta”. Com a fonética das palavras geradoras, Paulo Freire foi expandindo os conhecimentos dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico Celebrando à Cristo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Angicos, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!