terça-feira, 26 de maio de 2020

Líder de Fátima na Assembleia critica secretaria do próprio governo: “Coloque o Vale do Açu no mapa”


O deputado estadual George Soares (PL), líder do governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa, fez um apelo nesta terça-feira (26) para que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) instale uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, que fica localizado no município de Assu e que serve de referência para toda a região do Vale do Açu.

O parlamentar lamentou que a Sesap não tenha incluído Assu na lista de municípios que vão receber os respiradores pulmonares que foram enviados pelo governo federal para o Rio Grande do Norte. Na primeira remessa, os equipamentos serão direcionados para hospitais de Natal, Mossoró e região Seridó. Ao todo, o RN vai receber 120 respiradores, dos quais 80 já chegaram – sendo 40 para o Governo do Estado e 40 para o município de Natal.

“A região tem mais de 170 mil habitantes. Só em Assu são 60 mil habitantes. (…) O secretário não vê a região Central do nosso estado. Eu sou a favor que haja a distribuição desses equipamentos. Nada contra os outros municípios, mas faço um apelo ao secretário Cipriano Maia que coloque no mapa da Secretaria de Saúde o hospital regional de Assu”, afirmou, durante sessão plenária virtual da Assembleia.

O deputado, que lidera a bancada governista na Assembleia, disse que mortes provocadas por Covid-19 na região poderiam ter sido evitadas caso houvesse uma UTI no hospital de Assu. Ele cobrou, portanto, que recursos que estão sendo destinados pelo governo federal sejam utilizados para montar a UTI na região.

“(Assu) Fica dependendo de UTIs de outras regiões. A região Central precisa desses equipamentos. (…) Estão chegando novos equipamentos, recursos… por que não a região receber?”, afirmou o parlamentar.

George Soares pediu uma resposta definitiva da Sesap sobre o assunto e criticou a forma evasiva como tem se expressado o secretário de Saúde, Cipriano Maia. “Faz um discurso extenso e ninguém entende. O secretário não responde nem se sim nem se não. É necessário ser mais claro. O hospital comporta? Não comporta? Do que precisa? Por que no mapa da Secretaria de Saúde não tem o Vale do Açu e a região Central?”, indagou o deputado estadual. (AgoraRN)

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!