terça-feira, 31 de março de 2020

Governo prorroga suspensão de visitas no sistema penitenciário


Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), prorrogou até o dia 30 de abril a suspensão das visitas de familiares de internos, o atendimento de advogados, serviços de assistência religiosa, educacional, social e de capelania, em todas as 17 unidades prisionais do RN. A medida preventiva é o enfrentamento do coronavírus. O combate a pandemia mudou a rotina dos policiais penais e dos cerca de 10 mil internos. Nenhum caso suspeito foi identificado no sistema penal.

A Seap implementou uma série de medidas para prevenir e combater o novo coronavírus. Além de isolar o contato externo nos presídios, foram criados protocolos para uso de equipamentos de proteção, higienização de celas e acompanhamento das equipes de saúde.

 
Os presos que chegam ao sistema penal na Grande Natal, por exemplo, passam por um diagnóstico clínico prévio na Central de Recebimento e Triagem e vão para alas de quarentena, onde são acompanhados mais de perto pelas equipes de saúde prisional conveniada com o município de Parnamirim. São identificados os idosos, imunossuprimidos, diabéticos, hipertensos, tuberculosos e aidéticos, considerados de grupo de risco ao coronavírus.

Para a Grande Natal, a Seap remanejou 300 presos da Cadeia Pública de Ceará-Mirim para criar um pavilhão de quarentena e celas de isolamento como porta de entrada do sistema penal. O vice-diretor, João Batista, explica que a equipe de saúde conta com um médico, um psicólogo, um técnico de enfermagem, dois assistentes sociais e três enfermeiros do município. “Estamos atentos a situação e não temos nenhum caso suspeito”, disse. A cadeia abriga 704 presos, sendo 351 sentenciados e 73 na ala de quarentena. Os presos foram vacinados recentemente contra sarampo, caxumba e rubéola e, no dia 16, serão imunizados contra a H1N1.

Para o secretario de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, as medidas adotadas visam garantir a segurança dos servidores, dos internos e seus familiares. “As cadeias são um ambiente muito suscetível a penetração do vírus. O coronavírus é assintomático no início e as pessoas entram no sistema prisional sem apresentar sintomas. E se o vírus entrar no sistema, rapidamente vai se propagar porque vai achar o ambiente muito propício. Por isso decidimos isolar toda as cadeias”, justificou. As 17 unidades do RN recebiam, em média, 30 mil visitas/mês. Em cada presídio, foram separadas celas caso seja necessário o isolamento de internos.

Os presos, sem acesso a comunicação externa, foram informados da pandemia pelos policias penais e estão colaborando com as medidas de higiene e limpeza. Medidas sanitárias foram reforçadas como a higienização e desinfeção de celas, corredores e áreas de uso comum com água sanitária e desinfetante. O banho de sol dos presos foi estendido e, agora, os colchões também são expostos ao sol. Policiais penais circulam usando máscaras e foram orientados sobre a higienização das mãos e cuidados com as vestimentas e materiais de trabalho.

Entre as principais medidas de prevenção destaca-se a higiene pessoal. Lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel ainda é a melhor forma de prevenção. Os sintomas mais comuns do coronavírus são tosse seca, febre (acima de 37,8 ºC) e cansaço. Algumas pessoas também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!