segunda-feira, 27 de maio de 2019

Audiência pública na Assembleia vai debater a mortalidade materna no RN

Nesta terça-feira, 28, a Assembleia Legislativa, por meio do mandato da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) e da Frente Parlamentar da Mulher, vai debater o “Dia de Combate à Mortalidade Materna no Rio Grande do Norte”. O debate ocorrerá no auditório Cortez Pereira, às 14h, e é aberto ao público.

O foco da audiência será a avaliação das políticas públicas de saúde voltadas ao atendimento humanizado da mulher gestante para a prevenção da mortalidade materna, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma morte evitável. Nesse aspecto serão abordadas questões com o aborto, a violência obstétrica e a eficácia dos programas como a Rede Cegonha. Segundo o relatório de prestação de contas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), entre 2017 e 2018 mais de 60 casos de mortalidade materna foram registrados no Rio Grande do Norte, dado considerado elevado pelos parâmetros da OMS.

Entre as autoridades convidadas para o debate estão representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina, Comitê Estadual de Combate à Mortalidade Materna, Sociedade de Ginecologia do RN, movimentos feministas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico Celebrando à Cristo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Angicos, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!