segunda-feira, 22 de abril de 2019

Defesa Civil, Bombeiros, Secretários de Estado e Prefeitos discutem plano de ações para Barragens


Integrantes da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros, da SEMARH (eng. civil João Maria Cavalcanti), do IGARN, (diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN Caramuru Paiva) e das prefeituras de Fernando Pedroza (Prefeita Sandra Jaqueline), Angicos (Prefeito Deusdete Gomes) e Ipanguaçu (Prefeito Valderedo) se reuniram no início da noite deste domingo (21/4) no Gabinete Civil do Poder Executivo Angicano para discutir ações emergenciais caso haja mais alguma barragem rompida. 



As equipes dos órgãos estão avaliando os danos provocados pelas fortes chuvas caídas na tarde de sábado (20/4). Relatórios das áreas de risco de inundações nos referidos municípios estão sendo feitos. Além de constatar áreas que podem ser afetadas por fortes chuvas, o relatório aponta medidas necessárias para minimizar os efeitos de possíveis desastres naturais e atender eventuais desabrigados, caso seja necessário. 



A reportagem do Blog Angicos Notícias conversou com o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel BM Marcos de Carvalho. O Oficial destacou que as estratégias de emergências para evacuação da área de risco serão montadas e coordenadas pelas equipes de Defesa Civil de cada município a partir do diálogo com a comunidade. 

Moradores que vivem nas proximidades do Açude do Rio serão orientados a evacuarem a área de risco por precaução. O reservatório de Angicos está estável, mas não totalmente seguro. O trabalho faz parte das ações de prevenção de acidentes e é desenvolvido pela Defesa Civil. Em situações preocupantes, os açudes de Tupá (Vavá 2) e São Miguel 2 que juntos, comportam mais de 20 milhões de metros cúbicos de água serão monitorados diuturnamente. Além destes dois reservatórios, existe um terceiro; São Joaquim. Os técnicos informaram que a estrutura do manancial encontra-se em boas condições. Na intenção de reduzir o nível d´água e a pressão sobre a barragem, um plano de vazão será posto em execução para os açudes em situação de risco. Engenheiros especialistas em segurança de Barragens serão enviados para verificar a situação das represas fragilizadas e informarão às medidas que serão tomadas. Os municípios irão apoiar com maquinários e operadores para fortalecer a intervenção. O Prefeito de Angicos Deusdete Gomes reiterou o apoio irrestrito da Prefeitura no que for necessário. 

A enxurrada aconteceu por causa da ruptura das barragens São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro, todas no município de Fernando Pedroza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!