Implantado em maio deste ano, o Núcleo de
Informações Processuais (NIP) dos Juizados Especiais do RN já realizou 37.874
atendimentos ao público.
O serviço tem por objetivo agilizar as
informações de processos sem a necessidade do jurisdicionado se deslocar até as
unidades judiciárias. Para tanto, reforça informação veiculada por
meio do portal virtual do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), basta ligar para o
número 3616-6600.
Localizado no Complexo Judiciário, em Natal, o
NIP conta com uma equipe composta por sete funcionários e cada operador atende,
em média, 800 chamadas por mês. Um dos diferenciais do serviço é o índice de
resolutividade no chamado nível 1.
Além do esclarecimento de dúvidas de
movimentação processual, o serviço tem um reflexo interno importante, pois
reverte o tempo de um atendimento pessoal nas secretarias para que o servidor
aumente o número de movimentações processuais da secretaria, o que resulta em
maior celeridade.
As informações fornecidas pelo NIP são
relacionadas à questão da tramitação de processos, localização de unidades
judiciarias e seus horários de funcionamento. A maioria das ligações é realizada pelo
jurisdicionado (67%), já o advogado é responsável pela outra parte (33%).
Além do tempo poupado pelos jurisdicionados e
advogados em não se deslocar aos Juizados, os resultados positivos do NIP têm
também reflexos indiretos importantes, tais como menor fluxo de pessoas nas
dependências do Complexo Judiciário, o que reflete na economia de manutenção e
conservação dos edifícios, em especial banheiros e corredores; mais vagas de
estacionamento disponíveis; menos riscos quanto à segurança, entre outros.
A criação do Núcleo de Informações Processuais
foi uma das metas da juíza Sulamita Pacheco (foto), coordenadora dos Juizados
Especiais.
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