quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Juizados: Núcleo de Informações Processuais atendeu mais de 35 mil chamadas em sete meses


Implantado em maio deste ano, o Núcleo de Informações Processuais (NIP) dos Juizados Especiais do RN já realizou 37.874 atendimentos ao público.

O serviço tem por objetivo agilizar as informações de processos sem a necessidade do jurisdicionado se deslocar até as unidades judiciárias. Para tanto, reforça informação veiculada por meio do portal virtual do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), basta ligar para o número 3616-6600.

Localizado no Complexo Judiciário, em Natal, o NIP conta com uma equipe composta por sete funcionários e cada operador atende, em média, 800 chamadas por mês. Um dos diferenciais do serviço é o índice de resolutividade no chamado nível 1.

Além do esclarecimento de dúvidas de movimentação processual, o serviço tem um reflexo interno importante, pois reverte o tempo de um atendimento pessoal nas secretarias para que o servidor aumente o número de movimentações processuais da secretaria, o que resulta em maior celeridade.

As informações fornecidas pelo NIP são relacionadas à questão da tramitação de processos, localização de unidades judiciarias e seus horários de funcionamento. A maioria das ligações é realizada pelo jurisdicionado (67%), já o advogado é responsável pela outra parte (33%).

Além do tempo poupado pelos jurisdicionados e advogados em não se deslocar aos Juizados, os resultados positivos do NIP têm também reflexos indiretos importantes, tais como menor fluxo de pessoas nas dependências do Complexo Judiciário, o que reflete na economia de manutenção e conservação dos edifícios, em especial banheiros e corredores; mais vagas de estacionamento disponíveis; menos riscos quanto à segurança, entre outros.

A criação do Núcleo de Informações Processuais foi uma das metas da juíza Sulamita Pacheco (foto), coordenadora dos Juizados Especiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico Celebrando à Cristo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Angicos, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!