Com
a finalidade de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização
dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino
fundamental a Prefeitura Municipal de Angicos que têm a frente o gestor
Deusdete Gomes de Barros através da Secretaria Municipal de Educação
implementou na rede municipal de ensino o 1º ciclo de funcionamento do Programa
Mais Alfabetização.
Fundamentado
na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender,
tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo o
Programa Mais Alfabetização é regulamentado no âmbito da Portaria MEC nº 826,
de 7 de julho de 2017 e integra a Política Nacional de Alfabetização.
Efetivado
em 2018, o Programa Mais Alfabetização no nosso município conta com três
assistentes de alfabetização que trabalha junto com os professores em sala de
aula das Escolas Municipais Professora Maria Odila e Espedito Alves executando
uma estratégia de fortalecimento e apoio as unidades escolares no processo de
alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do
ensino fundamental.
O
programa funciona em ciclo bianual e traz um aporte financeiro, por meio do
Programa Dinheiro Direto na Escola [PDDE], para ressarcimento de assistentes de
alfabetização e para aquisição de material pedagógico básico, além de apoio
técnico por meio de uma plataforma.
Neste
primeiro ciclo de funcionamento fora concluída no início da segunda quinzena de
Novembro a aplicação das avaliações de saída do Programa das Escolas da Rede
Municipal de Ensino de Angicos.
Para
a Dirigente Municipal de Educação professora Maria Tereza de Melo Baracho: “O
programa Mais Alfabetização é extremamente importante, pois alia as
contribuições do trabalho dos assistentes de alfabetização ao um sistema de
monitoramento e orientação pedagógica mais consolidada, que acompanha e avalia
a alfabetização (leitura, escrita e matemática) das crianças e também permite a
prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/série, através desta
intensificação de ações que contribui diretamente com a melhoria do aprendizado
dos nossos alunos”.
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