sábado, 3 de novembro de 2018

Magistrado destaca importância de dar visibilidade à causa do autismo

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou uma audiência pública para promover o lançamento da campanha “Autismo: Entenda o ritmo de cada um” e debater sobre o tema com instituições e apoiadores da causa. O juiz Pedro Caldas, titular da 18ª Vara Cível de Natal, representou o Tribunal de Justiça no evento e destacou a dedicação do Poder Judiciário aos processos que envolvem tratamento para crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro do Autismo.

“O esforço por parte do TJ-RN em ofertar uma jurisdição mais humanizada deve ser reconhecido. Principalmente quando tratamos de questões que envolvem diretamente a qualidade de vida das pessoas, a dignidade humana. Temos nos esforçado para oferecer um atendimento mais humano, onde nós enxergamos as pessoas e suas reais necessidades, não apenas números”, afirmou o juiz.

Para o magistrado, que também é pai de uma criança portadora de autismo, é importante dar visibilidade à causa. “Nós costumamos não enxergar o mundo dessas pessoas. Hoje eu consigo enxergá-las e entender o ritmo de cada um. Ao ser pai de uma criança autista, me permiti evoluir como ser humano e como juiz. A sociedade precisa entender que ser diferente não é uma característica negativa”.

Segundo dados fornecidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), há 30 anos o número de casos diagnosticado era de 1 a cada 200 crianças, hoje o índice chega a 1 caso a cada 100 crianças. Diante desses números, a campanha tem como objetivo principal incentivar o diagnóstico precoce. A ALRN confeccionou uma cartilha explicativa que apresenta aos pais sinais que a criança pode apresentar ao ser portadora de autismo.

O presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira, enfatizou a importância de conscientizar a sociedade e vencer o preconceito. “É imprescindível estimular a quebra de barreiras. Esta campanha pretende colaborar com o fim de preconceitos e levar à população informações sobre o tema”.

Durante o evento foram exibidos os vídeos da campanha. Também foram ouvidos depoimentos de vários pais que relataram as lutas e os avanços diários vividos por seus filhos.

Houve também a apresentação musical do coral “Encantando Vozes”, formado por 15 jovens da APAE

Com informações do TJ-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!