Ainda
tabu para uma parcela da população, o autismo será discutido em audiência
pública nesta terça-feira (30), às 9h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande
do Norte. O atendimento às pessoas acometidas pelo autismo, o aumento no
registro de casos e os esclarecimentos sobre o distúrbio serão alguns dos
pontos em debate durante a discussão proposta pelo presidente da Casa, deputado
Ezequiel Ferreira (PSDB). Na audiência, o Legislativo também lança a campanha
"Autismo: entenda o ritmo de cada um".
Definido
como "uma condição geral para um grupo de desordens complexas do
desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento", o
autismo se caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos
repetitivos. Há 30 anos, o número de registros sobre o distúrbio era de 1 a
cada 200 crianças. Hoje, no entanto, o número de registros dobrou, chegando a 1
a cada 100 crianças nos quatro primeiros anos de vida, que é quando os
neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de
formar as conexões necessárias. Em um universo particular, singular e
desconhecido, o transtorno não tem cura e desafia a ciência, pois enquanto umas
crianças não falam, outras desenvolvem o intelecto acima da média.
O
atraso no diagnóstico prejudica o processo de aprendizagem e impede o
desenvolvimento, já que os neurônios não são estimulados na fase certa e a
criança perde a chance de aprender. Por isso, a importância de se começar o
tratamento o mais cedo possível, que é o principal objetivo da campanha que
será lançada pela Assembleia Legislativa.
"Ao
longo dos anos, a Assembleia tem se aproximado cada vez mais da população e das
questões que envolvem a sociedade. Foi assim que desenhamos a campanha da
adoção de crianças em 2015; de combate ao mosquito Aedes Aegypt causador da
microcefalia, em 2016; e a campanha da doação de órgãos, em 2017. No primeiro
semestre deste ano, tratamos do aumento do abuso infantil contra a criança e
agora abordamos o tema do Transtorno de Espectro Autista, para chamarmos a
atenção da sociedade", destaca Ezequiel Ferreira.
A
campanha terá um vídeo elaborado pela agência Art&C, com o slogan
"Autismo: entenda o ritmo de cada um” e será veiculada em meios de
comunicação do Estado. De acordo com diretora de Comunicação Institucional,
Marília Rocha, o objetivo da Casa com a campanha é colaborar com o fim de
preconceitos e informar a população sobre os temas em destaque. Segundo ela,
alguns temas, por mais que sejam importantes, não são debatidos da maneira que
deveriam pela sociedade e o Legislativo tem buscado quebrar esses tabus,
promovendo a discussão e buscando contribuir para se despertar o interesse e a
consciência da população sobre esses assuntos.
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