quinta-feira, 20 de setembro de 2018

FPM: Valores relativos à segunda parcela do mês serão creditados nesta quinta-feira

As prefeituras de todo o país recebem nesta quinta-feira (20) o segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que apresenta queda no repasse.

O montante da partilha é de R$ 473,5 milhões já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reitera o alerta aos prefeitos para que mantenham cautela na gestão dos recursos, principalmente neste segundo semestre quando a tendência é de diminuição nos valores transferidos aos entes locais.

Em valores brutos, ou seja, incluindo o Fundeb, o montante a ser repassado aos municípios é de R$ 591,9 milhões, destaca texto publicado pelo portal eletrônico da Confederação.

De acordo com os dados da Secretária do Tesouro Nacional (STN), o segundo decêndio de setembro de 2018, comparado com mesmo período de 2017, apresentou queda de 4,31% em termos nominais.

Nesse caso, foi comparado os valores sem considerar os efeitos da inflação. Já quando o valor do repasse é deflacionado e comparado ao mesmo período de 2017, a transferência do FPM apresenta redução de 8,01%, ou seja, levando em consideração a inflação do período.

O acumulado do FPM ao longo de 2018 tem apresentado crescimento positivo. A CNM informa que o total repassado aos municípios desde janeiro até o segundo decêndio de setembro de 2018 indica crescimento de 7,17%, em termos nominais em relação ao mesmo período de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!