quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Palestra sobre Educação Inclusiva amplia conhecimento de profissionais da Rede de Ensino de Angicos

A Prefeitura Municipal de Angicos através da Secretaria de Educação e com a parceria da UFERSA Campus Angicos promoveu na noite desta terça-feira (31/07), no salão da Escola Municipal professora Maria Odila, encontro de formação sobre educação especial no âmbito escolar.

Ocuparam assento no dispositivo solene, a professora e Secretária Municipal de Educação, Maria Tereza de Melo Baracho, a Professora da UFERSA e palestrante da noite, Alessandra Miranda Mendes, a Diretora da Escola Municipal Maria Odila, Lécia Cunha e Rayusca Andrade, Subcoordenadora de Ensino Especial. Membros da APAE, do PEPE (Programa Educativo Pré-Escolar da 1ª Igreja Batista em Angicos) e gestores de unidades escolares da rede de ensino do município participaram do momento. Direcionado aos educadores e profissionais da Rede Municipal de Ensino, o evento contou com presença de pais e alunos.

O encontro teve como objetivo principal fomentar a inclusão educativa e social dos alunos com necessidades especiais; promover o apoio especializado aos alunos com deficiência e complementar respostas pedagógicas diversificadas, escolares e de transição para a vida, de acordo com as necessidades específicas destes alunos, numa filosofia de equidade de oportunidades.

Educação especial: foi o tema ministrado pela Professora, Alessandra Miranda Mendes no encontro de formação. A educadora é graduada em pedagogia pela UFPB, especialista em psicopedagogia pela FIP, mestra e doutora em Educação pela UFPB. Na Universidade Rural do Semiárido (UFERSA), a docente desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com ênfase nas temáticas; Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Estudos Culturais, Direitos das Pessoas com deficiência e de suas mães, processo de empoderamento e autoadvocacia.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação comprova o compromisso da gestão municipal em promover a disseminação dos referenciais políticos, pedagógicos e legais que fundamentam a concepção e as práticas pedagógicas e de Gestão voltadas a erradicar preconceitos e discriminações, assim como promover a aquisição de conhecimentos e estratégias pedagógicas que propiciem condições para uma atuação que atenda às necessidades voltadas à inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!