Atenta aos assuntos que despertam
o interesse e bem-estar da sociedade, a Assembleia Legislativa promove audiência
pública na próxima quinta-feira (12), às 14h, para debater o Ensino à Distância
(EAD) na área da Saúde. O tema tem sido objeto de preocupação de entidades
ligadas ao setor. Cursos de enfermagem oferecidos dentro dessa modalidade, por
exemplo, despertam a atenção do Conselho de Enfermagem (COFEN), que divulgou
diagnóstico situacional revelando uma subutilização dos cursos presenciais na
área em detrimento à oferta do ensino à distância.
Os dados do documento apontam, de
certa forma, para a impropriedade e desnecessidade da oferta do EAD para esses
cursos. Em 2015, o então Ministro de Educação manifestou-se contrário a
graduação em enfermagem, de forma integral, pela modalidade à distância. Na
ocasião, o gestor fez uma analogia com profissões como engenharia e medicina,
alegando ser inconcebível pensar na formação de profissionais nessas áreas sem
contatos diretos e práticos com pessoas, espaços e situações inerentes à
profissão.
Buscando aprofundar as discussões
em torno do assunto, o debate na Casa Legislativa pretende reunir
representantes das entidades interessadas e da sociedade civil por proposições
e alternativas que possam contribuir para o aperfeiçoamento da oferta desses
cursos e consequente formação de profissionais aptos para o exercício pleno de
suas atividades.
Sabe-se que, em diversas áreas do
conhecimento, a educação à distância destaca-se como uma modalidade de
reconhecida relevância aos processos de ensino-aprendizagem, particularmente no
que concerne à democratização do ensino. Considerando essa importância e a
necessidade constante de aprimoramento dos métodos de ensino - na busca por
profissionais devidamente capacitados - o Legislativo Estadual abre espaço para
o debate e avanços acerca do tema. Atenta aos assuntos que despertam o interesse
e bem-estar da sociedade, a Assembleia Legislativa promove audiência pública na
próxima quinta-feira (12), às 14h, para debater o Ensino à Distância (EAD) na
área da Saúde. O tema tem sido objeto de preocupação de entidades ligadas ao
setor. Cursos de enfermagem oferecidos dentro dessa modalidade, por exemplo,
despertam a atenção do Conselho de Enfermagem (COFEN), que divulgou diagnóstico
situacional revelando uma subutilização dos cursos presenciais na área em
detrimento à oferta do ensino à distância.
Os dados do documento apontam, de
certa forma, para a impropriedade e desnecessidade da oferta do EAD para esses
cursos. Em 2015, o então Ministro de Educação manifestou-se contrário a
graduação em enfermagem, de forma integral, pela modalidade à distância. Na
ocasião, o gestor fez uma analogia com profissões como engenharia e medicina,
alegando ser inconcebível pensar na formação de profissionais nessas áreas sem
contatos diretos e práticos com pessoas, espaços e situações inerentes à
profissão.
Buscando aprofundar as discussões
em torno do assunto, o debate na Casa Legislativa pretende reunir
representantes das entidades interessadas e da sociedade civil por proposições
e alternativas que possam contribuir para o aperfeiçoamento da oferta desses cursos
e consequente formação de profissionais aptos para o exercício pleno de suas
atividades.
Sabe-se que, em diversas áreas do
conhecimento, a educação à distância destaca-se como uma modalidade de
reconhecida relevância aos processos de ensino-aprendizagem, particularmente no
que concerne à democratização do ensino. Considerando essa importância e a
necessidade constante de aprimoramento dos métodos de ensino - na busca por
profissionais devidamente capacitados - o Legislativo Estadual abre espaço para
o debate e avanços acerca do tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário