sexta-feira, 27 de abril de 2018

Vacinação contra a gripe já teve inicio no município de Angicos

A Secretaria Municipal de Saúde de Angicos deu inicio a campanha de vacinação contra a gripe que é realizada anualmente numa parceria com o Ministério da Saúde e a 2ª Regional de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (URSAP) com sede na cidade de Mossoró.

Esse ano houve um pequeno atraso no repasse das vacinas aos municípios por parte do Ministério da Saúde, mas, esse problema já foi equacionado e as doses já chegaram a cidade de Angicos e estão disponíveis ao público alvo da campanha.

Esta é a 20ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

O chamado Dia D de mobilização nacional deve ocorrer em 12 de maio. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Nataly Felipe todas as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) estão empenhadas e contando com o total apoio da gestão municipal e da pasta de saúde para alcançar as metas estipuladas para o município de Angicos em termos de cobertura vacinal fazendo valer assim as verdadeiras funções do serviço de saúde na área de atenção básica que são promoção da saúde aos munícipes e prevenção de doenças.

Os 5 postos de ESF (“Postinhos de Saúde”), sendo 4 espalhados pela cidade e 1 na zona rural do município já dispõe da vacina, além da sede da secretaria municipal de saúde (Antigo Sesp) de segunda a sexta feira nos horários de expediente.

“A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, informou o ministério.

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações, segundo o governo, são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Assecom – Secretaria de Saúde de Angicos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico Celebrando à Cristo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Angicos, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!