sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Pendências: Igarn e Idema/RN realizam fiscalização e vistoria no Rio Piranhas-Açu

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema/RN), realizam, durante toda esta quarta-feira (06), fiscalização e vistoria técnica no Rio Açu, a jusante da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves à captação da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), em Pendências.

A fiscalização e vistoria técnica tem o intuito de apurar denúncia realizada por meio de vídeo gravado por cidadãos locais sobre a abertura de canal para desvio de água do percurso natural do Rio Piranhas-Açu, diminuindo a disponibilidade hídrica à jusante fazendo com que os demais usuários, e principalmente, o sistema de abastecimento, realizado pela Caern, para as cidades de Pendência, Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré, além de Carnaubais e comunidades, entre em colapso.

A informação é da assessoria de imprensa do Igarn, na capital do estado.

O Igarn esclarece ainda que a gestão das águas do Rio Piranhas-Açu é, por legislação, de competência da Agência Nacional de Águas (ANA), pois se trata de um manancial sobre tutela federal.

Dentro de uma relação de gestão compartilhada realizada pelo Igarn e ANA, e em atendimento ao interesse do estado, cabe ao Igarn formalização da denúncia qualificada ao órgão federal juntamente com a solicitação de providências, caso comprovada a infração denunciada no vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!