sábado, 30 de setembro de 2017

IBGE conclui treinamento de recenseadores para coleta do Censo Agropecuário em Angicos e Região.

Os aprovados no concurso para vagas de recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluíram a última fase da seleção. Os candidatos passaram por um treinamento, que começou na manhã de segunda (25/09) e se estende até está quinta-feira (28/09).

Os agentes censitários passaram por uma prova de avaliação. Aqueles que não atingirem a média prevista nas provas foram eliminados. O treinamento aconteceu nos anais do plenário da Câmara de Vereadores de Angicos. Para agir na zona rural de Angicos, o IBGE selecionou 14 candidatos para realizar o treinamento.

Segundo o coordenador do CNEFE [Cadastro Nacional de Endereço para fins Estatísticos] José Genário Castro, do IBGE, durante o treinamento aplicado pelo agente censitário municipal Felipe Cavalcante, os recenseadores aprenderam como deve ser feita a abordagem, as entrevistas e todo o procedimento adotado pelo instituto para a contagem dos estabelecimentos agropecuários.

Rotina

O recenseador receberá uma lista de endereços e visitará os domicílios para fazer a coleta de dados com computadores portáteis. Ele será responsável por seu horário de trabalho. Apesar de se tratar de um emprego temporário, o contrato de trabalho terá duração de um mês, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade, e tem duração máxima de até 5 meses.

Em Angicos, a pesquisa começa no dia 2 de outubro pelos recenseadores e segue até 28 de fevereiro.  Os municípios da Região Central receberão os mesmos recenseadores. Durante cinco meses de trabalho, serão coletadas informações como área, produção, características dos moradores, emprego de irrigação, uso de agrotóxicos. O resultado do Censo deve ser divulgado até meio do ano de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!