sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Desfile cívico retrata os 195 anos da Independência do Brasil e relembra o fim da Ditadura Militar.

Os 195 anos da Independência do Brasil foram comemorados em Angicos com mais um belo desfile cívico. Desta vez, o tema central trouxe em sua essência, o descobrimento do Brasil, o severo regime militar e todo o período da ditadura, até em meados dos anos 80.


Responsável pela organização do desfile, a Prefeitura de Angicos através das Secretarias de Educação e Cultura juntamente com Escolas da Rede Municipal, Estadual, Privada de ensino, a APAE e os Desbravadores retrataram os primórdios da história Brasileira.



As Bandas Marciais da Cidade de Angicos, também abrilhantaram o desfile cívico.



O desfile retratou a chegada do príncipe regente Dom João e a família real ao Brasil Colônia. A escravidão no Brasil e a exploração da mão de obra de negros trazidos da África em Navios Negreiros e transformados em escravos no Brasil pelos europeus colonizadores do país foi destaque na apresentação.


Há 195 anos, no dia 7 de setembro, Dom Pedro I declarava a independência das colônias portuguesas e dava o primeiro passo para a formação do Brasil como conhecemos hoje. Os principais personagens desfilaram pelas ruas e avenidas de Angicos. A Imperatriz D. Leopoldina, nascida arquiduquesa da Áustria, princesa da Hungria e da Bohêmia e Dom Pedro I.





Com trajes a rigor, estando alguns amordaçados, simbolizando a censura que em outrora; Jornais, emissoras de rádio, revistas e emissoras televisivas, conviviam sob forte censura do regime instalado no Brasil pelo golpe militar de 1964, alunos relembraram o episódio.



Milhares de Angicanos assistiram o tradicional desfile cívico de 7 de setembro. Em seu trajeto, ruas e avenidas ficaram lotadas. O desfile encerrou-se na Praça Jota da Penha no coração de Angicos, onde do palanque foi possível observar o espetáculo em apresentações.






No palanque oficial, o prefeito de Angicos, Deusdete Gomes assistiu a narrativa e as apresentações acompanhado da primeira-dama Maria Ivaneide, secretários municipais, do vice-prefeito, Pinheiro Neto, Vereadores, a diretora da 8ª DIREC Rejane Macedo, os Padres Severino Neto e Gilmar Victor.



Após as apresentações, o Prefeito Municipal encerrou o desfile cívico de 7 de setembro agradecendo a todos os presentes e principalmente a todos os organizadores, pelo espetáculo exibido retratando mais uma trecho da aguerrida história do Brasil e ressaltou que a história cívica do país não pode adormecer. Ele destacou a importância de se resgatar o patriotismo e o amor pela pátria Brasileira.

Encerrado as apresentações e pronunciamento do Chefe do Executivo, houve o arreamento dos pavilhões, onde o Prefeito Deusdete Gomes, a Vereadora Edileuza Palhares e o Pároco Severino Neto, arriaram as bandeiras; do Brasil, do RN e do município.

Este ano, as comemorações alusivas a Semana da Pátria 2017, transportaram o tema: “Brasil, um Gigante que não foge à luta”.

ASSECOM/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!