quinta-feira, 13 de julho de 2017

Angicos: Secretaria de Saúde realizou distribuição de colírios para tratamento de Glaucoma

A Prefeitura de Angicos através da equipe da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a ‘Clinica Oftalmed Hospital de Olhos’ realizou na manhã desta quinta-feira (13), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), a distribuição gratuita de colírios para o tratamento do glaucoma, foram feitas também diversas triagens.

A entrega dos colírios foi acompanhada pelo Prefeito Deusdete Gomes, pela secretária de Saúde, Nataly Felipe, a primeira dama, Maria Ivaneide, e diversos secretários da administração municipal.

A distribuição foi feita para pacientes que participaram do mutirão para o rastreamento do Glaucoma. No total foram atendidos mais de 150 pacientes de Angicos e Afonso Bezerra que já passaram por avaliação médica durante o mutirão para detecção do Glaucoma.

Repercutiu positivamente em meio à comunidade angicana, principalmente entre as pessoas beneficiadas, a realização do Projeto Glaucoma com a distribuição dos medicamentos (colírios) ter sido realizado na sede do nosso município, onde antes os idosos teriam de se deslocar até a cidade do Açu, na maioria das vezes passando horas em uma fila de espera para conseguir seus medicamentos oftalmológicos.

Para a paciente Francisca das Chagas da Silva, conhecida como Chaguinha, de 64 anos, moradora do centro, que também sofre de um câncer, a distribuição realizada em nossa cidade foi uma bênção - “Antes eu tinha de me acordar às 04h30 da manhã para pegar um carro e ir até a cidade do Açu, sofrendo para pegar fila, esperando durante horas, muitas vezes com fome e chegando tarde a nossas casas, agora a distribuição sendo feita aqui foi à maior alegria que eu poderia ter. Tenho a vista muito ruim, e já enxergo pouco, ainda por mais sofro com câncer, agora podemos aproveitar esta oportunidade em nossa própria cidade”. – destacou a dona Chaguina. Ela aproveitou e fez um agradecimento especial ao Prefeito Deusdete Gomes e a secretária Nataly Felipe, por terem conseguido esse grande benefício que não somente ela como muitos idosos são contemplados.

Também foram realizadas consultas com o objetivo de detectar novos casos (triagem) e passar a acompanhar os novos pacientes através de avaliações médicas, exames e distribuição de medicamentos. Vinte e cino pessoas que estiveram no mutirão foram detectados com o glaucoma. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nataly Felipe, todas as pessoas que foram diagnosticadas receberão tratamento, com a entrega de colírio, que acontece a cada três meses.

A secretária Nataly Felipe destacou o grande empenho do Prefeito Deusdete Gomes para que a ação fosse realizada em nossa cidade. “Com sete meses de gestão na primeira vez que tomei conhecimento de que idosos e adultos precisavam se deslocar até a cidade do Açu, do sofrimento de acordar às 04h da manhã e ir para outra cidade onde é atendida toda região, imediatamente levei ao conhecimento do Prefeito Deusdete e ele de pronto me disse: Nataly isso não vai mais acontecer. Entrou em contato com a oftalmed e diante da conversa do Prefeito coma equipe, ele conseguiu trazer a distribuição dos colírios para glaucoma a cada três meses – atendendo os idosos sem precisar se deslocar até a cidade do Açu, na oportunidade o Prefeito conseguiu também estender o beneficio aos vizinhos de Afonso Bezerra”, lembrou a secretária Nataly Felipe.

Para o Prefeito Deusdete Gomes, aos poucos e com muito trabalho, os resultados começam aparecer. “Estamos trabalhando diuturnamente com o empenho da nossa secretária Nataly, para melhorar a qualidade de vida dos angicanos. Em sete meses já realizamos muito com pouco e nesta ação de quase 200 atendimentos oftalmológicos sendo feito em nosso próprio município, não é um benefício particular para mim, mas sim para vocês meus senhores e minhas senhoras que antes sofriam se dirigindo para uma cidade que atende toda região” – enfatizou o Prefeito Deusdete.

ASSECOM/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!