sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Angicos: Abuso sonoro por conta de escapamentos de motos provoca intervenção do MPRN

O comandante do Destacamento de Polícia Militar de Angicos, região Central do RN, é citado numa Recomendação publicada nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial do Estado, legitimada pela promotora de Justiça da comarca, bacharela Kariny Gonçalves Fonseca.

A representante do Ministério Público do RN orienta o comandante no sentido de que combata a poluição sonora praticada pelos escapamentos das motocicletas, nas suas mais diversas formas, em especial pelo uso de escapamentos do tipo “esportivo” e de “estouros” provocados com o escapamento, bem como pelo uso de paredões de som, autuando em flagrante por ofensa ao art. 42, Inc. III, do Decreto-lei nº 3.688/41, aqueles que insistirem nessa conduta, devendo ainda proceder à apreensão dos veículos e aparelhagem de som, que devem ser encaminhados junto com o autuado à Delegacia de Polícia Civil, para lavratura do termo circunstanciado de ocorrência.

Para agir, a fiscal da lei levou em conta as reclamações chegadas à Promotoria de Justiça a respeito da prática de perturbação do sossego alheio no âmbito da Comarca, provocada por meio dos escapamentos das motocicletas e paredões de som, principalmente nos dias de feira no município e ao final dos movimentos eleitorais, o que vem causando sérios problemas à população local.

Ela lembrou que constitui contravenção penal a perturbação do sossego alheio, abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, nos termos do art. 42, Inc. III, do Decreto-lei nº 3.688/41; e, que compete à Polícia Militar a preservação da ordem pública (art. 144 da Constituição Federal).

A providência, do dia 12 de dezembro de 2016, cita ainda que os veículos e equipamentos apreendidos só poderão ser liberados com autorização judicial, já que estão sendo usadas para a prática de delitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!