terça-feira, 22 de novembro de 2016

Prefeitos eleitos, Secretários e Vereadores da Região central discutem criação de Consórcio Intermunicipal.


Municípios da Região Central do Estado do Rio Grande do Norte deram o primeiro passo para a formação de um Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIPSMURC). A experiência pioneira no Estado foi apresentada no formato de Workshop, na manhã de ontem (segunda-feira - 21), no plenário da Câmara Municipal de Angicos pelo advogado e especialista em Gestão Pública e planejamento Estratégico em RH, Carlos Pinto e, reuniu prefeitos, secretários municipais, Vereadores e lideranças políticas para discutir a criação do referido consórcio, que visa melhorar a qualidade dos serviços de saúde na região, tendo como.

Ocuparam o dispositivo as seguintes autoridades: Prefeitos eleitos; Angicos – Deusdete Gomes de Barros [PSDB], vice-prefeito Miguel Pinheiro [PMDB], Fernando Pedroza – Sandra Jaqueline [PSD] e Vice-prefeito, João de Chota [PMN], Ipanguaçu – Valderedo Bertoldo [PSDB], e Afonso Bezerra, Vereador Jerryvaldo Almeida, na ocasião representando o Prefeito eleito Chico Bertuleza [PMDB]. Vereadores de Angicos; a Presidente da Câmara Nataly Felipe [PSDB], Nivaldo Gomes [PSDB], Clovis Tiburcio [PSDB], Neto Maciel [PSDB], Edileuza Palhares, Tiago Braga [PMDB] e Jalmir Dantas [PSB]. Vereadores de Fernando Pedroza; Edson Faustino [PMDB] e Francimário [PSD], a diretora do Hospital Regional de Angicos, Severina Edna Gomes e o Presidente da APASA, Marcone Angicano. A futura primeira dama de Angicos, Maria Ivaneide também compareceu a encontro.

O prefeito eleito da Cidade de Angicos, Deusdete Gomes [PSDB] autor da iniciativa agradeceu aos prefeitos eleitos por terem atendido ao seu convite e destacou que, o Consorcio tem formato de gestão compartilhada e, aumentará a eficiência e qualidade dos serviços ofertados. O modelo de gestão adotado na área da Saúde visa uma maior articulação entre o Estado e os municípios, parceiros do projeto.

Durante o encontro foi apresentada toda estruturação do Consórcio, normatização, atribuições e vantagens.

Segundo Carlos Pinto, a proposta central do consorcio é fortalecer o sistema de saúde garantindo uma melhor otimização dos serviços ofertados no Hospital Regional de Angicos. “O objetivo é reunir municípios que possam agregar recursos humanos, financeiros e estratégicos para que possamos resgatar um serviço de qualidade população destes municípios”, frisou.

Atualmente, o HRA atende pacientes advindos de várias Cidades, entre elas; São Rafael, Fernando Pedroza, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Itajá, Santana do Matos..

Carlos Pinto ainda acrescentou que a gestão financeira dos recursos, a priori será do Estado, pois passará preliminarmente os bens que já existe, como pagamento de servidores, compra de insumos, medicamentos, dentre outros. Já a adesão dos municípios passa por um repasse mensal para o consórcio público destinado a cobertura de despesas realizadas em ações e serviços de saúde dentro dos programas do Sistema Único de Saúde – SUS, recursos estes que chegam ao município via Fundo Municipal de Saúde – FMS. Outros recursos que serão pleiteados, serão oriundos do Governo Federal, emendas parlamentares.

De  maneira concisa, Jerryvaldo Almeida, futuro secretário de Saúde da Cidade de Afonso Bezerra representou o Prefeito eleito Chico Bertuleza, e de praxe ressaltou que muitos olham para a crise econômica e reclama constantemente, mas, não fazem nada para resolver o problema. “Temos que nos reunir para encontrar uma ideia em comum, para transmitirmos ao Governador, Robinson Farias, e que ele entenda que esta ideia não pode retroagir, tem que ser adotada e implantada, para que posso ser copiada pelos demais municípios”, comentou Jerry.

Abraçando a causa, a Prefeita eleita do município de Fernando Pedroza, Sandra Jaqueline parabenizou a atitude e frisou que é de extrema importância que os municípios se união para discutir o assunto. Ele disse que a equipe de transição. Ela disse que a ideia é brilhante e inovadora. A nova gestora disse pretende ver a real situação em que se encontra o município, com dados da equipe de transição, mas, diante mão, disse que tem o desejo de participar do consorcio e junto com os demais municípios integrantes irá abraçar esta causa.

Valderedo Bertoldo, Prefeito eleito da Cidade de Ipanguaçu, enalteceu a iniciativa e disse que através do Consorcio, irá realizar um sonho, de poder ofertar uma saúde de qualidade aos seus munícipes, “Com o consorcio isso é possível, e o Hospital Regional de Angicos será referencia na área. A união faz a força. Meu compromisso com Ipanguaçu é priorizar a saúde.” finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!