quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Dicas de Saúde, com Dra. Emanuela Alves: Dia nacional de prevenção e combate a surdez

No dia 10 de novembro, no Brasil, é comemorado o Dia de prevenção e combate a surdez, buscando a conscientização das pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva. De acordo com os registros da OMS, cerca de 400 milhões de pessoas o mundo sofrem de perda auditiva, sendo que dessas, 38% estão acima dos 65 anos e 8% tem até 15 anos.A perda auditiva, também chamada de surdez, é uma das deficiências mais comuns, estimando-se que 10 milhões de brasileiros tenham algum tipo de deficiência auditiva e que a cada mil recém-nascido, três já nascem com perda auditiva.

As causas da surdez podem estar relacionadas a diversos fatores como genéticos, ambientais ou provenientes do envelhecimento; doenças como meningite e rubéola também constituem-se como fatores potenciais para o desencadeamento das perdas auditivas na infância, estando a criança predisposta à déficits de estímulos indispensáveis para o seu desenvolvimento de aprendizagem, de comunicação e de socialização.

Ainda é importante citar que a poluição sonora nas ruas, as vozes, os ruídos intensos no trabalho, fones de ouvidos, sons automotivos, buzinas, etc., também são fatores propensores ao desenvolvimento desta doença. 

Segundo a OMS a poluição sonora é considerada um dos problemas ambientais mais graves, estando em SEGUNDO LUGAR no ranking dos fatoresa poluentes, atrás somente da poluição das águas.

É importante sabermos que o som não deve ultrapassar so 70 dB, e que a intensidade sonora que ultrapassa os 85 dB já se torna uma ameaça à saúde e pode começar a comprometer a estrutura da audição, levando à surdez. Existe algumas dicas para cuidar da saúde auditiva, como por exemplo, a exigência do Teste da Orelhinha ao nascimento que irá detectar precocemente a existência de algum problema auditivo, o que nos permitirá uma intervenção precoce. Também podemos nos submeter a exames auditivos regulares - principalmente às pessoas que se expõe à ruídos - de forma regular com vista à promoção, também, de diagnóstico para intervenção precoce.

Outro fator importante a citar é que a alimentação rica em potássio também favorece a saúde auditiva, já que o potássio é um mineral que promove a transmissão de impulsos nervosos e que pode influenciar na transmissão do som. Em casos de surdez diagnosticada, alternativas como aparelho auditivos (AASI) e implante coclear promovem a recuperação da audição a partir da submissão do paciente a adequada seleção/implantação/adaptação do procedimento escolhido.

Estes métodos, a partir do reestabelecimento da audição, promovem a redução do risco de isolamento social e oferece benefícios que estão muito além da reabilitação auditiva. Inúmeros estudos publicados nos últimos anos comprovam os danos ao funcionamento cerebral causado pela perda da audição. Independente do tipo e intensidade da perda audiitva, mesmo que mínimo, se não for tratado aumentam a chance de se remodelarem as conexões neuronais ou mesmo a diminuição da massa cerebral, com maior predisposição à doenças demenciais. Portante, se você têm alguma queixa com relação à audição, procure um Fonoaudiólogo e realize uma audiometria, exame simples, rápido e sem riscos que irá avaliar sua condição auditiva.

Existem ainda outros exames mais complexos que poderão proporcionar um diagnóstico mais detalhado, e que serão solicitados de acordo com a história clínica, presença de sintomas, hereditariedade, dentre outros fatores. 

Cuida da sua saúde auditiva. 
Procure um Fonoaudiólogo.

Emanuela Alves: Fonoaudióloga; Doutorada em Neurociência pela UFRN-RN; Especialista em Neonatologia pela UNIFOR-CE; Especialista Oncologia Fonoaudiológica pelo A.C.Camargo-SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!