quarta-feira, 18 de maio de 2016

Agentes comunitários de Saúde e Endemias de Angicos aderem à paralisação nacional

A classe dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS e os Agentes de Endemias – ACE de Angicos, aderiram nesta quarta (18), a Paralisação Nacional das duas categorias.

Na cidade o “dia D” foi marcado por uma mobilização em frente em frente ao Terminal Rodoviário, a Prefeitura Municipal e a Praça Jota da Penha, no Centro. O movimento paredista foi seguido de discursos defendendo a pauta de reivindicações, onde participaram tanto trabalhadores, quanto autoridades, lideranças políticas e sindicais.

Durante o percurso, os agentes comunitários protestaram contra as portaria nº 959 e 958/2016 do Ministério da Saúde que preveem tanto a extinção do concurso público para esta função como a substituição desses profissionais por técnicos de enfermagem. Além disso, a categoria protesta pela ausência de reajuste salarial.

A categoria dos agentes comunitários pede o pagamento do piso salarial nacional, instituído na lei 12.994 do Governo Federal. Os profissionais também cobram o repasse de recursos aos trabalhadores, através do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), que visa incentivar gestores e equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!