terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Fieis participam de Missa de Diamante em homenagem aos 60 anos de Sacerdócio de Monsenhor Pinto.



RELIGIÃO – Em um clima de festa e muita alegria, a Paróquia de São José dos Angicos celebrou Santa Missa em Ação de Graças pelos 60 anos de Ordenação Sacerdotal do seu querido Padre Emérito Francisco das Chagas Pereira Pinto, - Monsenhor Pinto.

O próprio Pe. Emérito teve a honra e o privilegio de Presidir a Celebração Eucarística, concedido pelo Presidente da Celebração, Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal.

A Missa em Ação de Graças foi concelebrada por Dom Jaime, e pelo Arcebispo Emérito Diocesano, Dom Matias Patrício de Macedo, e conto com o auxílio do Padre da Paróquia de São José dos Angicos, Severino Neto e do Vigário paroquial, Gilmar Pereira além de diversos padres de várias partes do Estado.

A Igreja Matriz de São José ficou repleta de fiéis e amigos do Sacerdote homenageado e juntos participaram da Missa para prestar tributos em demonstração de carinho e respeito ao Pe. Emérito. A Classe política também esteve presente na Missa em Ação de Graças em homenagem ao sacerdócio de Monsenhor Pinto. Os representantes dos dois Poderes estiveram presentes, tanto do Executivo quanto o Legislativo.

Curta a Fanpage do Blog Angicos Notícias e receba mais notícias. 

Quem também deu a honra de estar coevo na festividade religiosa para exaltar e recordar a passagem desta data tão especial, foram os padres Armando de Paiva e Luiz Lucena Dias, dois dos quatros sacerdotes ordenados com Monsenhor Pinto, no dia 08 de dezembro de 1955. Os servos de Deus tiveram a felicidade de serem ordenados Padres, pelas mãos do então administrador apostólico de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, na antiga catedral metropolitana.

Em seguida, Carlineide Justino, em nome de toda Comunidade Paroquial e movimentos pastorais, leu uma mensagem de felicitação e agradecimento, enaltecendo a missão atribuída por Deus ao sacerdote de; orientar, conduzir, motivar e celebrar a Fé Cristã. “Somos gratos aos seus ensinamentos, Monsenhor Pinto. Quanto bem, o senhor fez e faz a estas comunidades. Por isto, hoje externamos nosso carinho, alegria, amor e gratidão, por conduzir tão bem o rebanho que Jesus Cristo lhe confiou. Parabéns Monsenhor Pinto”, congratulou.

O Pároco da Igreja Matriz de São José dos Angicos, Severino da Silva Neto, enalteceu a trajetória de Monsenhor Pinto, destacando o zelo, dedicação e esforço com o qual sempre conduziu o rebanho de Cristo. Ainda em suas palavras, o Pe enfatizou a contribuição inquestionável de Monsenhor Pinto na construção da educação no município e região dando continuidade aos valorosos trabalhos na área educacional e social hasteado por Dom Tavares na época. Ele também agradeceu a Dom Matias pela confiança depositada na sua pessoa, por designar-lhe para pastorear a Cidade de Angicos, bem como a oportunidade singular de poder conhecer e conviver com Monsenhor Pinto. Aproveitando o ensejo, o Pe. demonstrou gratidão ao Arcebispo Diocesano, Dom Jaime pela confirmação do seu ministério em Angicos, lhe conferir a Provisão de Padre. Severino destacou também um fato inédito; A Paróquia de São José completará 180 anos de existência, e pela primeira vez na história, um Padre alcança os seus 60 anos de sacerdócio, e concluiu dizendo; “Conviver com Monsenhor Pinto irá marca por toda minha vida”, emocionado, enunciou o Padre. 

Dom Jaime foi o pregador da noite. O Líder religioso exaltou os 60 anos de sacerdócio de Monsenhor Pinto; “60 anos de doação a Deus, a sua Igreja e, particularmente, aos seus paroquianos. Sempre com zelo, amor, empenho e dedicação, prosseguem servindo ao Reino de Deus com prazer e devoção. Parabéns, Pe. Pinto!”, felicitou-o.

O Sacerdote homenageado, Monsenhor Pinto partilhou com todos os presentes um pouco da sua história bem como suas experiências durante sua trajetória como sacerdote. Destacou a importância dos seus estudos e o seu crescimento como padre nas Paróquias onde atuou e agradeceu a honra lhe conferida: “… 60 anos de vida Sacerdotal; bastava isso para sobrecarregar minha emoção, mas, seu Arcebispo aumentou esta emoção transferindo para mim, a honra de conduzir esta celebração. Seu gesto aumentou em mim um sacerdote, o sentimento profundo do mestre Jesus, ao dizer: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Mas ainda..., quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si, tome sua cruz e siga-me!… (...), não tenho palavras para expressar tamanha alegria. Agradeço a todos por esta homenagem imensurável”, externou o homenageado.

Ao final da Santa Missa, na Paróquia, outro ponto culminante; Um bolo foi servido aos fieis no lado de fora do Templo, com direito a salvas de palmas e cânticos de parabéns ao Monsenhor Pinto, pelos 60 anos de ordenação.

Durante 49 anos e quatro meses, a Paróquia de São José dos Angicos, teve como pastor o Monsenhor Francisco das Chagas Pereira Pinto. Em 2008, Mons. Pinto tornou-se pároco emérito de Angicos. Ele continua residindo na casa paroquial e colabora com o Padre Severino, presidindo a eucaristia, na Igreja Matriz nos seguintes dias: domingos, às 7 horas; quartas, às 17h, e, aos sábados, às 10 horas.

Entre as ações realizadas na Paróquia durante seu pastoreio, o monsenhor destaca algumas: fundação da Escola Cenecista; o incentivo às Escolas Radiofônicas; a criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e a festa de São José, sempre contando com uma grande participação dos fiéis.

A cobertura fotográfica completa foi provinda do nosso parceiro, Claudinho Fotografias. O Fotógrafo esteve presente no Local e registro cada detalhe e disponibilizou com exclusividade ao Blog Angicos Notícias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!