segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Angicos, RN: Modesto Neto faz análise sobre provas do ENEM 2013

Definitivamente a UnB fez uma prova nivelada que na área de Ciências Humanas conferiu-lhe o seu devido valor. Diferente das edições passadas onde questões do senso comum predominavam setores da prova de Humanas e proporcionava ao concorrente que não estudou, alguns acertos, este ano foi diferente. Uma prova paradigmática. Muito bem elaborada, textos mais curtos, mas não menos complexos.

Acertei cinco autores que caíram na prova: Karl Marx, Maquiavel, Jaime Prinsky, Mary Delpriore e Descartes. Confesso que não esperava Kant e Montesquieu, mas ambos caíram.

Assuntos que viam linearmente caindo nos exames como Segunda Guerra Mundial e Crise de 1929 não foram contempladas, mas a questão africana foi muito bem apresentada e cobrada na prova. Isto se deve essencialmente pelo fato de História da África ter sido introduzida como componente obrigatório a matriz de História do Ensino Fundamental e Médio.

A prova estava muito bem articulada em sua interdisciplinaridade como na questão que articulava quatro áreas do conhecimento: Literatura, História, Biologia e e Geografia e trazia um trecho de Os Sertões de Euclídes da Cunha. Assim, como cobrou leituras complementares.

Quem estudou está sempre pronto para uma prova. O resultado é reflexo do esforço que se faz e proporcional ao que se estuda. Entretanto, aqueles que não estudaram e esperavam uma prova fácil como a do ano passado (foi fácil pra cacete o ENEM 2012) quebraram a cara. A prova fará justiça, dessa vez o joio vai separado do trigo.

Meus queridos alunos/as, espero que tenham se saído bem e hoje boa sorte no segundo dia. Lembrem-se do que falei sobre Redação. Boa sorte!!!

Um comentário:

  1. Muito boa análise, concordo plenamente. Esta foi a prova mais difícil de Humanidades do ENEM. Já fiz a prova quatro vezes e nunca vi uma tão bem articulada. Análise cristalina.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!